Como entrar no NPOR / CPOR


O que é o NPOR / CPOR ?

Idealizado pelo Cap. Correia Lima foi criado em 1926 o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Mais tarde alguns dos vários CPORs que existem pelo Brasil foram desmembrados e criaram-se os Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPORs).

O NPOR tem por missão a formação moral, física e técnico- profissional do oficial subalterno do oficial da reserva do Exército, para o desempenho de funções elementares de tropa, na paz e na guerra

Aquele que deseje se candidatar a uma das vagas dos CPOR/NPOR deve atender às seguintes exigências:

  • Ser brasileiro nato
  • Estar matriculado no ensino superior, em estabelecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)
  • Ser solteiro
  • Ser do sexo masculino
  • Estar se apresentando para o Serviço Militar Inicial (no ano em que completa dezoito anos) como voluntário para servir no CPOR/NPOR
Para estar apto a ingressar no CPOR/NPOR o voluntário deve superar testes escritos de conhecimentos ao nível secundário, testes de aptidão física, exames médicos oftalmológicos e uma avaliação psicológica. Somente os candidatos mais bem qualificados são matriculados como alunos. Abaixo você confere as provas que o candidato terá que fazer para entrar no NPOR / CPOR :

Prova Objetiva Disciplinas:

As provas são realizadas a nível 3º ano do ensino médio.
  • Matemática
  • Português
  • Redação
  • Geografia 
  • História

Teste físicos:

  • Barra
  • Flexão 
  • Corrida de 12 minutos
  • Abdominais
Confira abaixo o padrão correto dos exercícios de aptidão física. A maneira correta de execução:





17 Comentários:

Um artigo muito bom!
Estava procurando faz tempo um artigo assim!
Muito bom mesmo!
Parabéns a vocês, equipe do World Diverse!

so entra quem tiver 18 anos?
pq eu ja fiz 18 e termino o ensino medio esse ano?
gostara de saber se poderia me escrever?

Passei por todo esses testes !
é verdade , e gosteii muiito !
Esclareceu miinha mente *

An, acho que apenas exclaresse algumas dúvidas mais ainda fica vago algumas questões e alguns macetos por ex:
ASe vc estiver curssando a segunda série do ensino médio , vc podera pedir adiação da participação na seleção do ano que prosegue, deixando claro assim sua preferencia por servir no NPOR .

fiz os exame fisico e medicos, to aguardando a data para poder fazer a prova, depois tem outro exame fisico?

faço 18 agora em abril,moro em são bernardo do campo, e queria saber como e aonde me inscrevo para ser oficial da reserva?

Boa tarde, gostaria de saber se tendo problemas visuais como miopia, astigmatismo ou outra disfunção ocular poderia engessar no CPOR ou NPOR.
agradeço.

Estou terminando o 3ano..e vou completar 18 aos no meio do ano.. posso ingressar no NPOR?

FIZ A AVALIAÇÃO MÉDICA E MANDARAM ME APRESENTAR NO DIA 27/07/11 PARA FAZER TESTE FÍSICO E A PROVA DO NPOR,MAIS EU TENHO UM PROBLEMA...SOU DALTÔNICO!GOSTARIA DE SABER SE ISSO INFLUENCIA EM ALGUMA COISA PARA O EXÉRCITO?
OBRIGADO!

aonde eu acho os editais das provas da NPOR ?
quero participar da NPOR assim que completar 18 anos de idade,e desde ja quero ir estudando para ter um bom aproveitamendo la dentro

Tenho 18 anos estou cursando o terceiro ano do ensino médio,me alistei no exército esse ano e fui selecionado p servir.Mandaram eu me apresentar de 5 á 13 de janeiro. Quero saber se eu posso fazer a prova do NPOR.

obrigado.

Vou fazer o teste fisico mas acho que não vou passar

Este comentário foi removido pelo autor.

amanha vou no Batalhao me apresentar e gostaria se de saber se este dia é só exame medico ou tem algo a mais como provas fisicas e escritas?muito obrigado

eu passap em tudo fui qualicicado a ir pro Npor

mais O BRAZIL INJUSTO

FIQUEI SEM MINHA VAGA PARA UM FELHO DE CORONEL

SERVI COM SOLDADO
TENHO 3ANOS JA DE MILITAR
SOU 3 SAGENTO
IO RAPAZ Que FIKOU COM MINHA VAGA E 2
TENETE...

E FODA....
TEM Q TER PEIXADA ISSo SIM

pessoal me alistei como soldado e agora estou estudando em uma faculdade e quero servir e estudar junto eu posso ser npor agora sem ter me alistado como tal ???

Postar um comentário