Lendas Folclóricas - Personagens do Folclore Brasileiro


O folclore sempre despertou a imaginação de muitas pessoas e que passaram de geração. São tantas as histórias, que ficamos nos perguntando. Será que isso tem um fundo de verdade? Nunca saberemos quem inventou as lendas e causos, antigamente era muito comum em rodas de amigos em que se faziam uma grande fogueira e as histórias corriam solta.

Com o aparecimento da televisão, das novelas e filmes. O folclore foi ficando no esquecimento das pessoas, salvos em algumas cidadezinhas no interior do Brasil, onde a tecnologia ainda não chegou a apagar esses personagens.

No programa infantil, O Sitio do Pica Pau Amarelo, eram contadas histórias divertidas baseados nas lendas folclóricas brasileira como o da Cuca, e o endiabrado Saci Pererê.

O folclore é dividido em lendas e mitos, vários deram origem à festas populares, que ocorrem de norte a sul do Brasil.No Brasil os Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto.

Personagens famosos do folclore brasileiro.



Lobisomem



Este mito faz fama em quase todos os países. Reza a lenda que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e sobreviveu, mas nas noites de lua cheia se transforma em um lobo. Para matar um lobisomem é só com uma bala de prata.

Saci-Pererê




O saci-pererê é representado por um negrinho que tem só uma perna. fuma cachimbo e usa  um gorro vermelho que tem poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte bastante com isso. Adora fazer nó no rabo dos cavalos,entre outras diabruras.

Boitatá






É uma cobra de fogo que cuida das matas e os animais,  persegue e mata quem  desrespeita a natureza.

Boto




A lenda do boto surgiu na região amazônica.É representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida.

Curupira



O curupira também é um que protege as matas e os animais silvestres. Tem a aparência de um anão com cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Mãe-D'água 

É  um personagem muito parecido com a mãe-d'água, a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. atrai os homens com seu canto, e levá-os para o fundo das águas.  

Corpo-seco




É um fantasma que apavora as pessoas nas estradas. Ele era um homem muito malvado quando era vivo. Quando morreu, foi rejeitado pela terra e virou alma penada.

Pisadeira 




É uma velha que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, deixando as sem ar.

Mula-sem-cabeça 



É uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro




É uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares.



0 Comentários:

Postar um comentário