Bicicleta Elétrica ou Motorizada – Modelos e Lei de Trânsito

Já está em circulação um tipo diferente de veículo que começa a ganhar as ruas e atrair a atenção das autoridades de trânsito: a bicicleta elétrica e a motorizada. Com o objetivo de deixar o pedal mais suave para quem não tem tanto preparo físico, a bicicleta elétrica ajuda nos trajetos com muitas subidas e agilizar o transporte de pessoas ou mercadorias. Tem como seu principal atrativo o motor, que elimina as pedaladas. O que vem causando preocupação, no entanto, é o fato delas circularem livremente sem licenciamento e, seus condutores, sem a carteira de habilitação e os acessórios de segurança.

Preço da Bicicleta Elétrica

O valor da bicicleta motorizada é bastante atrativo, que chega a custar à vista, até R$ 2 mil. uma bicicleta elétrica também custa cerca de R$ 1.800,00 e as baterias são recarregáveis. Está sendo vendido nas lojas até mesmo para adolescentes. As bicicletas com motores ou elétricas tem suas vantagens e desvantagens. Nos percursos planos, o motor pode fazer todo o trabalho para movimentar a bicicleta. Nas subidas, o ciclista pedala um pouco e é auxiliado pelo motor para chegar ao seu destino com menos esforço.

Riscos da Bicicleta Motorizada

A bicicleta elétrica pode apresentar alguns problemas. O primeiro deles é o peso adicional colocado na garupa por conta da bateria e do motor. Alguns modelos de bicicleta motorizada chegam a pesar 40 quilos. Quando acaba a bateria, o ciclista é obrigado a pedalar como se fosse uma bike normal, o que dificulta bastante. Confira os modelos de bicicletas: Bicicleta Elétrica Velocidade máxima 25 km/h Autonomia - Até 30 km Potência - 250 W Peso líquido - 38 Kg Capacidade de carga - 100 kg Bicicleta Motorizada Velocidade máxima - 60 Km/h Velocidade máxima recomendada -40 Km/h Capacidade do tanque de gasolina - 2 litros Peso máximo do usuário - 90 Kg Potência - 3cv a 6000 rpm Cilindrada - 50 cc
Os perigos da bicicleta motorizada são inúmeros. Esse tipo de veículo é bastante frágil, aliado à velocidade, são os grandes perigos da bicicleta motorizada e até mesmo da elétrica. Para piorar a situação, não há o hábito dos condutores de usarem os acessórios de segurança: capacete, retrovisor e farol aceso. E ainda não há respeito pelas leis de trânsito. Há quem desconheça que é proibido andar na contramão com a bicicleta. Nem todos sabem é que, pelo Código de Trânsito Brasileiro, ela é considerada um veículo, e como tal, está sujeita a todas as leis de trânsito. Pode ser apreendida por falta de licenciamento e quem a guia pode ser multado se não estiver portando a habilitação adequada: categoria A, a mesma indicada para as motocicletas, ou uma ACC (Autorização para Condução de Ciclomotores).

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), já estuda uma norma de regularização legal no Código. A decisão virá de uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Procon, Juizado da Infância e Detran. Vale ressaltar que a bicicleta elétrica é um tipo de veículo, até pela velocidade desenvolvida, que demanda conhecimentos de direção. E não basta saber andar de bicicleta, é preciso conhecer as leis de trânsito e saber como guiar o veículo. Até mesmo os pais que autorizem filhos a conduzi-la podem ser responsabilizados criminalmente por exporem seus filhos a riscos.

A lei para as bicicletas elétricas e motorizadas: Deve rodar em ciclovias. Quando não houver, pode rodar nas margens da pista. Deve circular sempre pelo lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos. Não deve andar na contramão de direção, nem na frente de veículos motorizados. É obrigatório: espelho retrovisor do lado esquerdo, buzina ou campainha e sinalização noturna( retro-refletores na dianteira, lateral e pedais) Obrigatório o capacete. É preciso ter autorização, emplacamento e licenciamento.



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